-
Arquitetos: DNSJ.arq
- Área: 272 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux, https://cin.com/deco/pt/en/
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.
Em contraste com a frontalidade da fachada se situam dois volumes: o apoio agrícola com o seu alpendre, e o tanque, ambos igualmente de betão aparente. Nota-se a horizontalidade dos volumes propostos em contraponto à verticalidade dos pinheiros bravos.
A casa têm uma forma retangular e prolonga-se para o lado Nordeste num alpendre que vai diminuindo de tamanho. Este alpendre contém várias zonas diferenciadas e abertas entre si, quais uma estadia abrigada, um abrigo de veículos e um espaço de armazenamento.
A disposição interior da casa priveligia os espaços sociais, sala e cozinha, em relação aos dois quartos propostos. Usufrue-se bastante deste espaços promovendo ocasiões sociais de divulgação da agricultura biológica que vão desde a sua cultura até à sua confecção. Igualmente se priveligia o contacto da casa com o terreno de modo a que, de qualquer ponto da casa, exista sempre possibilidade de acesso ao exterior. Por outro lado, a casa é auto-suficiente do ponto de vista energético, foi criado um amplo terraço para a instalação dos dispositivos de aproveitamento de energia solar, e um espaço aberto dedicado ao abrigo automóvel e ao espaço de armazenamento.
A colocação das construções no lote é determinada pelas pré-existências bem como pela presença dos pinheiros bravos, com a intenção de harmonizar o projecto ao conjunto. Mais do que destacar a casa e o anexo agrícola, pretende -se diluir um pouco a sua presença. Quer a materialidade proposta, quer a sua simplicidade e robustez formal, visam enfatizar a relação entre uma propriedade de produção agrícola, inserida num pinhal de pinheiros bravos, e as construções que se encontram nela.